Advocacia Preventiva Empresarial

Advocacia Preventiva Empresarial ? Você sabe o que é e como pode ser benéfico para o seu negócio ? Resolvemos escrever um pouco sobre o que é e como isso pode ser benéfico pra sua empresa.

Advocacia Preventiva para Empresas, entenda como funciona.

Meu nome é Marcello Benevides, sou advogado pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade AVM – Cândido Mendes, já defendi grandes Instituições Financeiras durante a minha carreira e atualmente exerço a função de Diretor Executivo do meu próprio escritório onde coordeno um grupo de quatro advogados especialistas em áreas de suma importância para o mundo empresarial.

Hoje nossa firma de advocacia se dedica a auxiliar o crescimento de pequenas, médias e grandes empresas, criando soluções e as protegendo dos entraves do dia-a-dia, comuns no cotidiano de toda corporação brasileira.

Nunca tive dúvidas quanto a importância da advocacia preventiva, mas ao ler o livro “A Mente de um Empreendedor (Disponível na Saraiva)” de Autoria de Chris Robson, vi um trecho que  me chamou muita atenção, o qual consta na imagem abaixo.

Nossa maior intenção é criar um relacionamento pautado em ações que venham contribuir para o crescimento, desenvolvimento e proteção das empresas. E a advocacia preventiva foi a melhor forma que encontramos para atuarmos dessa forma.

Aconselhamos também a leitura da matéria abaixo, a qual trata sobre planejamento societário, clique no link abaixo para acessá-la:

Planejamento Societário – Entenda sua importância


I – Por qual razão minha Empresa deve contratar a advocacia preventiva?

Algumas empresas e empresários se veem encurralados quando são intimados por um oficial de justiça e se dão conta que estão sendo acionadas judicialmente. Quem já passou por isso, sabe como é frustrante e em alguns casos desesperador.

advocacia preventiva

A verdade é que o dia-a-dia de um empresário, principalmente de pequenos e médios, se transforma em uma verdadeira maratona, muitos acumulam diversas funções, e inevitavelmente adiam a contratação de uma consultoria jurídica por falta de tempo, por acreditar que esse é um custo e não um investimento, por não se darem conta de como isso é vital para o crescimento saudável do seu negócio.

Resultado? Acabam perdendo dezenas, em alguns casos, milhares de reais simplesmente por não se precaverem com medidas simples que poderiam ter evitado uma série de problemas, e o pior, que geram uma grande perda financeira e um gigantesco problema emocional. A advocacia preventiva para empresas surge como uma solução para diversos problemas otimizando a rotina do empresário.

A resposta para indagação deste tópico se divide em quatro:

1 – Redução nas perdas financeiras;

Uma dos principais diferenciais para pequenas e médias empresas é que com as medidas preventivas tomadas, os resultados acabam sendo demonstrados através de números, seja com a redução de ações trabalhistas, efetividade nas cobranças, revisões e renegociações de contratos e muitas outras tarefas exercidas por profissionais especializados.

Qual Empresa não anseia por um setor jurídico eficiente a disposição para estar na linha de frente guerreando por seus interesses?

2 – Controle de custos

Com a contratação da advocacia preventiva é possível calcular o investimento mensal necessário. Em muitos casos são cobrados valores durante todo ano que sequer alcançariam o valor de uma consultoria ou de uma defesa em um processo trabalhista.

3 – Proteção Patrimonial da Empresa

Da mesma forma, a consultoria consegue elaborar planos e emitir pareceres verbais e/ou por escrito que protegem o patrimônio da Empresa. Menos gastos, menos custos, mais investimento e consequentemente mais crescimento.

4 – Menos desgaste emocional

Com menos problemas surgindo, menores serão as chances dos problemas surgirem e o melhor caso apareçam, a Empresa terá a representação de advogados sem que para isso tenha que desembolsar valores.

5 – Melhor organização Empresarial

Com menos questões a se preocupar e com maior segurança no desenvolvimento nos negócios a Empresa consegue reorganizar setores e funcionários para funções que realmente venham gerar lucro para Empresa.

Leia também: Reduzindo riscos para evitar ações trabalhistas.


II – Em quais áreas a advocacia preventiva empresarial atua?

Nosso escritório atua nas seguintes áreas:

  • Empresarial
  • Consumidor
  • Trabalhista
  • Criminal (Empresarial)
  • Cível (Contratos)
  • Imobiliário
  • Condomínios
  • Cobrança Judicial e Extrajudicial (Amigável)

Sendo importante destacar, que dentro de cada área existem serviços específicos, assim como cada Empresa demandará um plano, variando assim o valor mensal de acordo com as necessidades.

advocacia preventiva

Abaixo listamos os serviços inclusos na advocacia preventiva:

1 – Consultoria Jurídica

a) Verbal

É possível que o Empresário ou Diretor Responsável contate diretamente o advogado buscando suporte para situações emergenciais.

b) Por escrito

Após análise de documentos e/ou do caso concreto relatado, será emitido parecer por escrito apresentando a solução ou a conduta a ser tomada a partir de então.

2 – Revisão e Elaboração de Contratos

– Contratos Trabalhistas

Leia também o artigo abaixo. Nele iremos esclarecer as soluções jurídicas que podemos apresentar a sua empresa:

Advocacia Trabalhista para Empresas

– Contratos de Compra e venda

– Contratos de Fornecedores

– Contratos Imobiliários (Aluguel Comercial, Compra e venda de imóveis, Financiamento de imóveis (Salas, Galpões e lojas)

3 – Ações Judiciais

– Indenizatórias por Dano Moral e Material (Concessionárias de Energia e Água, telefonia, bancos e demais empresas)

-Regresso (Ação de Regresso é um processo que requer o ressarcimento por pagamentos a terceiros)

-Ação Revisional de Cláusulas (Esse é um processo que utilizamos para rever os juros e cláusulas abusivas em contratos bancários)

4 – Defesa em processos judiciais

– Trabalhista (Defesas em Reclamações Trabalhistas)

– Cobrança (Defesa Judicial e Renegociações Extrajudiciais)

– Cível (Defesas em ações indenizatórias movidas contra a Empresa)

-Tributária (Execuções Fiscais e Cobranças Indevidas)

Outros serviços poderão ser inclusos, mediante a necessidade do cliente, os contratos tem prazo de um ano, prorrogável por prazo indeterminado.


III – Observações Importantes sobre advocacia preventiva

advocacia preventivaPara algumas Empresas há ainda um fator agravante, como por exemplo a aplicação do CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. Os Juizados Especiais Cíveis tem aplicado penas pesadas as Empresas que descumprem as regras inseridas neste Código.

Sem contar que, o Consumidor tem uma superproteção em diversas situações que precisam e devem ser observadas pelas Empresas, o que pode ser realizado mediante pequenas alterações nos contratos ou nos processos internos da Empresa. Não restam dúvidas que tal área demanda atenção especial, sendo mais do que necessário que um advogado especialista em direito do consumidor esteja a par dos acontecimentos que geram ou poderiam gerar processos judiciais.

Em relação a cobrança extrajudicial e judicial, muitas empresas contratam funcionários somente para esse tipo de serviço ou ainda determinam que o próprio setor financeiro realize as cobranças, quando poderiam estar realizando outras atividades caso existisse um escritório de advocacia efetuando a cobrança dos devedores.


IV – E quais benefícios a advocacia preventiva trará a minha empresa?

No tópico I citamos algumas razões para contratação do serviço, mas abaixo gostaria de compartilhar um resumo sobre os benefícios da contratação:

– CUSTO MENSAL CONTROLADO

Sem sustos na cobrança de honorários advocatícios.

– PREVENÇÃO DE LITÍGIOS

Revisão e Elaboração de novos contratos, que visem eliminar e diminuir ações judiciais.

– RECUPERAÇÃO DE ATIVOS

Cobrança Extrajudicial e Judicial especializada já inclusa.

– MELHOR APROVEITAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Redesignação de funcionários para melhor aproveitamento, deixando as questões jurídicas com o escritório de advocacia.

– MELHOR ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Por consequência mais tempo para realizar tarefas que demandem mais lucratividade para empresa.

– DEFESA EM AÇÕES JUDICIAIS (CÍVEIS, TRIBUTÁRIAS e TRABALHISTAS)

Advogados Especialistas em cada área do direito.

– ADEQUAÇÃO DOS CONTRATOS E PROCEDIMENTOS AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS)

Revisão de Cláusulas e Contratos.

Num mundo globalizado cada vez mais as Empresas estão investindo em prevenção. A advocacia preventiva acaba por funcionar como uma espécie de seguro para as demandas que são peculiares ao mundo empresarial.


V – O que nossos clientes estão falando sobre nosso serviço?

Abaixo listamos alguns depoimentos dos nossos clientes no Facebook e no Linkedin:

avelino-carvalhoalexandre-dehoulhelen-vianacristina-coutinhocarlos-rochajuliana-torres


Faça um contato conosco. Fácil e sem burocracia.

Faça um contato conosco, você preenche o formulário informando dados básicos e detalhes sobre o caso e nós cuidamos do resto.
Vamos analisar, entrar em contato com você para marcar uma reunião ou uma vídeo conferência para esclarecer quaisquer dúvidas e obter informações, para após apresentarmos uma proposta de honorários referente ao serviço de advocacia preventiva. Nosso escritório possui larga experiência na prestação de serviços para Empresas. Para acessar o formulário, clique aqui.
Se preferir faça um contato por telefone ou e-mail:
 
– E-mail: contato@marcellobenevides.com
– Telefone Fixo:(21) 3217-3216
– Telefone Celular: (21) 99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4
Marcello Benevides

Marcello Benevides

É fundador e CEO do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Tornou-se especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Possui Pós-Graduação em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes, além de curso de atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.