EnglishPortugueseSpanish

Comprar on-line é seguro? 5 dicas para você não errar quando comprar na internet.

Compartilhe:

Comprar on-line é seguro? Essa tem sido uma pergunta frequente e por sinal muito pertinente de diversos consumidores, tendo em vista o grande número de “empresas virtuais” que surgem no mercado e depois simplesmente desaparecem.

Existem muitas maneiras de se proteger contra golpes virtuais e lojas que na verdade são uma verdadeira armadilha para o consumidor mais desavisado. Aqui vão 5 dicas para você não errar ao efetuar uma comprar on-line.

1 – Compare preços antes de comprar;

Pesquisar! Pesquisar! Pesquisar!
Se não quiser se dar ao trabalho de pesquisar site por site, utilize os serviços gratuitos de pesquisa, como Buscapé, Zoom e Bondfaro. Os preços na internet podem variar muito de uma loja pra outra, as variações podem chegar a 50% de uma loja para outra, não vá pela empolgação.

Porém, se o valor estiver muito abaixo das demais lojas, avalie com cautela e leia o item 2.

2 – Desconfie de preços muito baixos;

Lembre-se do ditado: “Parece muito bom pra ser verdade”, e na maioria das vezes trata-se de fraude mesmo. As Empresas precisam ter lucro para se sustentar, pagar seus funcionários, impostos dentre outras despesas. Então, quando ver algo muito barato, indague-se como essa Empresa tem lucro com a venda de um produto com preço menor do que quando saiu da fábrica?

A mesma coisa funciona para produtos importados. Pesquise no site da Amazon ou BestBuy qual é o valor do produto em Dólar e converta para o Real, se o produto vendido na loja brasileira estiver mais barato do que na Amazon ou Bestbuy, desconfie!

amazon-bestbuy
Pesquise o valor do produto em dólar.


3 – Verifique se a Loja possui CNPJ, TELEFONE e ENDEREÇO;

O Decreto Federal nº 7962/13, determina que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. E isso tem uma razío as lojas on-line simplesmente fecham as portas e deixam seus clientes e credores a míngua.

4 – Pesquise sobre a Loja que irá efetuar a compra.
A primeira coisa a se fazer é consultar um site chamado reclameaqui.com.br. Veja a reputação da Empresa nessa loja, as reclamações de outros consumidores lhe darío um norte quanto a decisío de comprar ou não o produto que deseja. Além desse, existem outros sites que lhe darío um bom parâmetro em relação a isso.
5 – Armazenar informações de cartões de crédito? Nem pensar!

cartão-de-crédito
Não armazene dados do cartão de crédito nos sites de compra on-line.


Alguns sites dão essa opção. Por mais seguros que esses sites possam parecer, os Hackers estão cada vez mais atentos as políticas de segurança e isso pode lhe causar uma dor de cabeça que você nem imagina, não dê sorte para o azar, NUNCA ARMAZENE INFORMAÇÕES DE CARTÃO DE CRÉDITO no site em que está realizando a compra.

Leia também: Atraso, Ausência ou demora excessiva na entrega de produtos, saiba quais são seus direitos.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos.

Dúvidas?

Fale com um advogado especialista

Conheça nossas Redes Sociais:


Marcello Benevides

Marcello Benevides

× Fale com um advogado especialista.