EnglishPortugueseSpanish

Entendendo o Juridiquês

Compartilhe:

advogado consumidor

Juridiquês, esse é um problema muito atual na relação advogado/cliente. O que acontece é que na maioria das vezes o cliente ou potencial cliente não tem a menor ideia do que seja peça vestibular, codex, defeso, libelo e tantas outras palavras que somente são ouvidas no ambiente jurídico. Já afirmo desde já, que não sou contrário a utilização desses termos, porém eles devem ser utilizados nos meios jurídicos para que não causem confusão.

Se isso não fosse suficiente, alguns profissionais, talvez na tentativa de impressionar os Clientes utilizam expressões em latim, sim, em latim como por exemplo: ab initio, data vênia, venire contra factum proprium, ab ovo e tantas outras que acabam por criar um desinteresse no que o profissional está tendo expor.

A comunicação não só do advogado, mas de meios de comunicação jurídicos, portais e sites acabam por exagerar nesses termos, o que faz com que a mensagem não seja clara e objetiva, tornando o texto cansativo e desinteressante. Logo quando comecei a carreira da advocacia, há quase dez anos atrás, ouvia sempre as mesmas afirmações: “Dr., não entendi metade do que você falou” ou então, “Sim, mas você pode repetir, o que significa exordial?” e ainda “O que é sentença?!”

juridiques cdc
Juridiquês? Comunicação com o cliente deve ser mais clara possível.

Desse modo, decide reduzir a utilização desses termos e utilizar um vocabulário com menos Juridiquês o que melhorou muito a comunicação e o relacionamento com clientes. Eu tive a certeza de que estava no caminho certo, quando dei uma entrevista para Rede Record.

A Jornalista me interpelava constantemente, ela dizia: “Dr., dessa forma quem assiste não vai entender nada, vamos mudar um pouco?” E assim foi feito e acho que todos conseguiram entender a mensagem que passei, em breve vamos disponibilizar o vídeo com essa entrevista no nosso Canal do YouTube.

E aí gostaram do tema de hoje, já falaram muito juridiquês com você? Compartilhe, por um mundo com menos juridiquês.

Dúvidas?

Fale com um advogado especialista

Conheça nossas Redes Sociais:


Marcello Benevides

Marcello Benevides

× Fale com um advogado especialista.