Comprar on-line é seguro? 5 dicas para você não errar quando comprar na internet.

Comprar on-line é seguro? Essa tem sido uma pergunta frequente e por sinal muito pertinente de diversos consumidores, tendo em vista o grande número de “empresas virtuais” que surgem no mercado e depois simplesmente desaparecem.

Existem muitas maneiras de se proteger contra golpes virtuais e lojas que na verdade são uma verdadeira armadilha para o consumidor mais desavisado. Aqui vão 5 dicas para você não errar ao efetuar uma comprar on-line.

1 – Compare preços antes de comprar;

Pesquisar! Pesquisar! Pesquisar!
Se não quiser se dar ao trabalho de pesquisar site por site, utilize os serviços gratuitos de pesquisa, como Buscapé, Zoom e Bondfaro. Os preços na internet podem variar muito de uma loja pra outra, as variações podem chegar a 50% de uma loja para outra, não vá pela empolgação.

Porém, se o valor estiver muito abaixo das demais lojas, avalie com cautela e leia o item 2.

2 – Desconfie de preços muito baixos;


Lembre-se do ditado: “Parece muito bom pra ser verdade”, e na maioria das vezes trata-se de fraude mesmo. As Empresas precisam ter lucro para se sustentar, pagar seus funcionários, impostos dentre outras despesas. Então, quando ver algo muito barato, indague-se como essa Empresa tem lucro com a venda de um produto com preço menor do que quando saiu da fábrica?

A mesma coisa funciona para produtos importados. Pesquise no site da Amazon ou BestBuy qual é o valor do produto em Dólar e converta para o Real, se o produto vendido na loja brasileira estiver mais barato do que na Amazon ou Bestbuy, desconfie!

amazon-bestbuy
Pesquise o valor do produto em dólar.


3 – Verifique se a Loja possui CNPJ, TELEFONE e ENDEREÇO;

O Decreto Federal nº 7962/13, determina que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. E isso tem uma razío as lojas on-line simplesmente fecham as portas e deixam seus clientes e credores a míngua.

4 – Pesquise sobre a Loja que irá efetuar a compra.

A primeira coisa a se fazer é consultar um site chamado reclameaqui.com.br. Veja a reputação da Empresa nessa loja, as reclamações de outros consumidores lhe darío um norte quanto a decisío de comprar ou não o produto que deseja. Além desse, existem outros sites que lhe darío um bom parâmetro em relação a isso.

5 – Armazenar informações de cartões de crédito? Nem pensar!

cartão-de-crédito
Não armazene dados do cartão de crédito nos sites de compra on-line.


Alguns sites dão essa opção. Por mais seguros que esses sites possam parecer, os Hackers estão cada vez mais atentos as políticas de segurança e isso pode lhe causar uma dor de cabeça que você nem imagina, não dê sorte para o azar, NUNCA ARMAZENE INFORMAÇÕES DE CARTÃO DE CRÉDITO no site em que está realizando a compra.

Leia também: Atraso, Ausência ou demora excessiva na entrega de produtos, saiba quais são seus direitos.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos.

Marcello Benevides

Marcello Benevides

É fundador e CEO do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Tornou-se especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Possui Pós-Graduação em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes, além de curso de atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.