Credor Quirografário, qual o significado?

Credor Quirografário, afinal de contas qual o significado? Somos um escritório de advocacia empresarial com intensa atuação e apoio a empresas. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços para habilitação dos créditos e acompanhamento da Recuperação Judicial, entre em contato conosco.  Nossos canais de contato são: e-mail, contato@marcellobenevides.com. Telefone: fixo 21-3217-3216 e 21-3253-0554. Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4. ou  através de um pequeno formulário, para acessá-lo clique aqui.

Credor Quirografário, qual o significado?

credor quirografário qual significado

Se você recebeu uma intimação ou foi notificado que sua empresa possui créditos a receber, e tais créditos se enquadram na classe de credores quirografários, isso quer dizer que seus créditos não tem preferência alguma no recebimento, tanto na falência, quanto na recuperação judicial. (Saiba como funciona a recuperação judicial, clique aqui.)
Melhor exemplificando: o credor quirografário é aquele que, na falência ou concordata, não possui garantia real para o pagamento de seu crédito.
Assim, temos que, o Credor quirografário é aquele que não possui um direito real de garantia, pois seu crédito está representado por títulos oriundos de uma obrigação, como, por exemplo, a duplicata, o cheque, um contrato que configure um título executivo extrajudicial,  uma nota promissória e etc.
São chamados “quirografários” pois tudo o que existe (teoricamente) para provar juridicamente a dívida é algo assinado (‘quiro’= mão ; ‘graphos’ = grafia/escrita).

No dicionário, podemos encontrar a seguinte definição:

1 – que não goza de preferência com relação aos demais.

– não garantido por direito real de garantia ou direito obrigacional (hipoteca, anticrese ou penhor, valores depositados ou guardados) ou que não resulta de despesas realizadas, salários, honorários ou demais obrigações que gozem de preferência atribuída por lei (diz-se de dívida).

– que não goza de preferência em caso de falência ou concordata, sendo pago após todos os demais credores (diz-se de credor).

Origem
⊙ ETIM lat. chirografarĭus,a,um ‘relativo ao escrito à mão, de próprio punho’.
Por fim, vale esclarecer, que o Credor Quirografário deve se habilitar e acompanhar a recuperação judicial ou a falência, para garantir o recebimento dos créditos e realizar impugnações quando necessário.

Ainda tem dúvidas sobre quem é um credor quirografário? Faça um contato conosco.

Habilitação de Crédito na Recuperação Judicial

Ainda possui dúvidas? Consulte-nos. Você preenche o formulário informando dados básicos e detalhes sobre o caso e nós cuidamos do resto. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível. Nosso escritório possui larga experiência no atendimento a empresários e empresas. Para acessar o formulário, clique aqui.

Se preferir faça um contato por telefone ou e-mail:

Inscreva-se e receba todas as matérias atualizadas gratuitamente.

[rainmaker_form id="3123"]

Marcello Benevides

Marcello Benevides

É fundador e CEO do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Tornou-se especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Possui Pós-Graduação em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes, além de curso de atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.