EnglishPortugueseSpanish

Quanto tempo dura um processo trabalhista? Saiba mais.

Compartilhe:

Quanto tempo dura um processo trabalhista? Para responder essa pergunta seria necessária uma análise caso a caso, para chegarmos a uma média, baseada em experiências anteriores de casos similares. Existem várias situações que podem fazer com que um processo trabalhista dure mais ou menos tempo.

Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, para defesa de sua empresa em um processo trabalhista, fale conosco. Por e-mail: contato@marcellobenevides.com, por telefone: Rio de Janeiro: 21-3217-3216 / 21-3253-0554 ou em São Paulo-SP: 11-4837-5761. Celular  21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp). Ou  através de um pequeno formulário, para acessá-lo clique aqui.

QUANTO TEMPO DURA UM PROCESSO TRABALHISTA?

A Constituição Federal de 1988 prevê, dentre os direitos fundamentais individuais, a “duração razoável” do processo (art. 5º, LXXVIII). Contudo, o que vemos hoje, quando não há acordo entre as partes, são processos com durabilidade, em média de 3 anos.

Porém, existem processos trabalhistas que podem tramitar por 10, 15, 20 anos, isso vai depender de uma série de fatores. O tipo de rito, o cartório que vai tramitar, (alguns cartórios são bem mais rápidos), o Juiz que irá julgar, se a Empresa pediu falência, enfim uma série de fatores interferem nessa questão.

Hoje com o processo eletrônico, e a vedação da distribuição de novos processos trabalhista em papel, a tramitação ficou mais célere, pois tudo é feito através do computador.

O ideal é atuar sempre de forma preventiva, estando atento a situações que podem gerar essas ações que na maior parte dos casos traz grande prejuízo ao Empresário. Nós falamos um pouco sobre como reduzir as ações trabalhistas em outro post, aconselho fortemente a leitura, é só clicar no link abaixo:

Como evitar ações trabalhistas contra sua Empresa.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, por meio da “Semana Nacional da Conciliação Trabalhista”, incentiva a prática de acordos entre as vontades das partes. A intenção é fazer com que a Justiça Trabalhista seja mais célere. No mais, orientamos sempre pelo acordo que é uma forma de reduzir despesas para Empresa e para um rápido recebimento das verbas atrasadas pelo Empregado.

Já tivemos processos em que o acordo poderia ter sido feito em audiência de conciliação e por desentendimentos os litigantes não fecharam o acordo, hoje esse mesmo processo dura mais de 10 anos, o débito cresceu consideravelmente e a Empresa está em vias de fechar as portas.


III – Ainda tem dúvidas?

Agende uma consulta.

Consulte-nos. Clique na imagem abaixo para agendar uma consulta personalizada com nosso especialista em Direito do trabalho.

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso que apresentaremos uma proposta de honorários. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.

Para saber como funcionam nossas consultas, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

    Se preferir faça um contato por telefone ou e-mail:
    – Telefones Fixos:
    Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
    São Paulo – SP (11) 4837-5761
    – Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)
    Acesse também nosso blog e leia:

    Dúvidas?

    Fale com um advogado especialista

    Conheça nossas Redes Sociais:


    Marcello Benevides

    Marcello Benevides

    × Fale com um advogado especialista.