Sua Empresa tem recebido muitos cheques sem fundos? Leia esse artigo e veja como a cobrança extrajudicial pode reduzir sua inadimplência. Caso tenha interesse na contratação do nosso escritório para realização da cobrança, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: fixo 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)
O que é o cheque? O cheque é um título de crédito conforme determina a lei 7357/1985, ou seja, um documento que representa uma obrigação – no caso, a de pagar um valor em dinheiro, e que possui natureza cambial. Quando um cheque deixa de ser compensado após ter sido depositado, surgem diversos questionamentos para muitas pessoas e empresas que tiveram cheques de seus clientes devolvidos: o que fazer agora? Até quando eu posso recebê-lo? Posso ingressar judicialmente pleiteando o pagamento? Qual a forma correta para fazer isso?
Cobrança Extrajudicial (Amigável) de Cheques sem Fundos pode reduzir a inadimplência da sua empresa.
A recuperação de créditos quando realizada de forma administrativa, ou seja, extrajudicial, reduz os custos para o credor, além de trazer mais celeridade no recebimentos dos valores. Ademais, a cobrança extrajudicial tem uma natureza pessoal, o que possibilita o contato direto com o devedor possibilitando uma flexibilização no pagamento, bem como a garantia documental (instrumento de confissão de dívida).
Além disso, ainda que o acordo seja realizado e posteriormente descumprido pelo devedor o credor terá em mãos um documento que penaliza o inadimplente e facilita a busca dos créditos pela via judicial.
Utilizando estratégias para negociação condizentes com a boa-fé e totalmente amparada pela legislação pátria, contando diretamente ou pessoalmente os devedores, demonstramos que não honrar com tais compromissos poderá acarretar um prejuízo sem tamanho a empresa, encaminhando-os sempre para a formalização de um acordo que certamente trará menos prejuízos financeiros e jurídicos.
Veja também nosso vídeo sobre cheque sustado.
O que muita gente não sabe é que o cheque, embora seja um título de crédito, é uma ordem de pagamento a vista, mesmo quando pré-datado. Isso significa que a data existente em sua emissão é a considerada para o cálculo de seu prazo prescricional e não a data de seu “bom para”.
Para se ingressar com ação de execução de título executivo extrajudicial visando a cobrança de cheques sem fundos, o lapso prescricional é de apenas seis meses. Esse lapso se conta após o término do prazo de apresentação do cheque, que é de trinta dias a contar da data de sua emissão, quando o cheque for da mesma praça em que se situa a agência pagadora, ou de 60 dias quando o cheque for de outra praça.
Esta ação pode ser ingressada contra o emitente do cheque e todas as pessoas que endossaram o mesmo até que este chegasse às mãos do credor. Portanto, a rapidez com que a cobrança extrajudicial de um cheque é iniciada é fundamental na busca de seu recebimento.
Ainda tem dúvidas sobre a nossa cobrança de cheques sem fundos?
Agende uma consulta.
Quer falar com um de nossos advogados? Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:
Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.
Leia também em nosso blog:
https://www.marcellobenevides.com/empresa-cobranca/
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?