Correspondente jurídico - Contencioso de massa, como funciona? | Marcello Benevides
Correspondente jurídico - Contencioso de massa, como funciona? | Marcello Benevides

Artigo


Correspondente jurídico – Contencioso de massa, como funciona?

Correspondente jurídico - Contencioso de massa

O advogado correspondente para o trabalho de contencioso de massa irá atuar com o propósito de defender os interesses de grandes empresas. Além disso, economiza tempo e dinheiro do contratante, agindo com foco, responsabilidade e comprometimento. Principalmente, quando atende todas as comarcas de um Estado. Quer saber mais sobre o contencioso de massa?

Somos um escritório de advocacia especialista em Correspondência Jurídica e Advocacia de apoio, com intensa atuação na área. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique no número para falar direto no whatsapp).

Correspondente jurídico – Contencioso de massa

Correspondente jurídico - Contencioso de massa

O contencioso de massa vem crescendo significativamente nos escritórios de advocacia pelo país. É uma forma de trabalhar com vários processos judiciais ao mesmo tempo. Assim, para administrar esses processos com responsabilidade, a melhor opção é o correspondente jurídico, mas não qualquer um. Quer saber como funciona esse trabalho? Acompanhe o artigo abaixo.


I- Como funciona o serviço de contencioso de massa?

O contencioso de massa é um processo de empresas que trabalham com várias demandas judiciais ao mesmo tempo. Essa área necessita de profissionais legalmente habilitados e com bastante experiência e conhecimento, pois é um trabalho jurídico que exige interesse e total disposição para defender os interesses dos seus clientes. 

Sendo assim, o contencioso em massa é um processo que proporciona muitas oportunidades de trabalho a vários advogados ao mesmo tempo, inclusive aqueles que já se dedicam à atividade de correspondente jurídico. Assim, estes podem atuar junto com a equipe, tendo possibilidades de aumentar sua experiência e ganhar ainda mais credibilidade junto aos seus pares.

Leia também:

Manual do Advogado Correspondente ((( Audiências ))) Juizados e Varas Cíveis

É ainda mais importante ressaltar que, no processo de contencioso de massa é necessário que todos participem ativamente, inclusive o correspondente jurídico. Além disso, é necessário haver uma troca de informações precisas e concretas entre o advogado contratante e o correspondente jurídico. Também é necessário ressaltar o fato de que, o gerenciamento do contencioso de massa é uma tarefa complexa para qualquer escritório ou para qualquer advogado que precise montar e administrar sua própria equipe de trabalho.


II- O que é preciso para trabalhar com contencioso de massa?

Certamente, para o advogado não basta apenas administrar um grande volume de processos, mas também é necessário saber lidar com a liderança de uma equipe que tenha conhecimentos e experiência nos mais variados tipos de processo, além de saber guiar uma equipe administrativa e, ainda mais importante, saber manter o relacionamento saudável e profissional com o cliente. 

Além disso, também é preciso ressaltar que, no gerenciamento do contencioso de massa é necessário manter uma base de dados. Assim, esta base deve conter todas as informações, com um histórico de todos os processos. Portanto, isto irá permitir agilidade no momento de tomar decisões, sabendo quais ações devem ser tomadas e atendendo a todas as demandas. Assim, será possível que todos os processos sejam realizados de forma responsável, segura e criteriosa.

Finalmente, é necessário ressaltar que, para gerenciar esse tipo de serviço, é necessário coesão e calma, para que não haja transtornos com o cliente. Assim, para um advogado, atuar em uma equipe de correspondente jurídico de contencioso de massa é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos e melhorar suas qualificações.

Dessa forma, é possível demonstrar toda sua capacidade de organização, de iniciativa e de agilidade de raciocínio. Além disso, é ainda mais digno de nota que, é preciso atuar com a maior segurança e profissionalismo possível, buscando sempre todas as informações necessárias para direcionar os atos, sejam audiências ou diligências da melhor forma.


III- Por que o correspondente jurídico é importante no serviço de contencioso de massa?

O trabalho de contencioso de massa é um serviço que tem se tornado comum no meio jurídico, principalmente na área do direito do consumidor. Assim, é preciso buscar soluções de gerenciamento desse serviço da forma correta. Além disso, também é necessário buscar alternativas para criar uma interação dos advogados com as empresas que são clientes.

correspondente-jurídico-contecioso-massa

Portanto, com isso há uma colaboração entre as pessoas, consolidando as ações e mantendo os contratos integrados, além de garantir eficiência nos prazos, atendendo a todas as exigências do processo. Assim, a melhor opção para o contencioso de massa é a administração mediante contratação de correspondente jurídico. Além disso, é muito importante que o correspondente jurídico seja experiente no serviço de contencioso de massa. Assim, através da terceirização desse serviço, criando parcerias com advogados correspondentes, é possível acompanhar o desenvolvimento dos processos, de forma que haja um desempenho maior de cada grupo pelos resultados positivos.

Também é importante ressaltar que, no serviço de contencioso de massa, o importante é o gerenciamento e a liderança. Por isso, a opção mais viável é a contratação de correspondentes jurídicos. Assim, o escritório terá uma equipe formada por profissionais que tenham conhecimento dos diversos trâmites do processo. Além disso, terá uma equipe administrativa eficiente, passando mais confiança ao cliente. 

A participação no trabalho de contencioso de massa, como correspondente jurídico, permite ao advogado, principalmente quando iniciante, melhorar sua capacidade de organização. Além disso, permite apresentar suas habilidades e competências e agir com maior segurança, já que exige que os processos sejam direcionados de maneira correta.

Leia também:

Manual do Advogado Correspondente ((( Diligências ))) Juizados e Varas Cíveis


IV- Por que é importante estabelecer parcerias no serviço de contencioso de massa?

Por que é importante estabelecer parcerias no serviço de contencioso de massa?

No contencioso de massa é interessante estabelecer parcerias. Assim, por isso a importância de terceiriza, a atuação de larga escala em audiências e diligências de maneira adequada. Dessa maneira, é necessário procurar correspondentes jurídicos que serão verdadeiros profissionais (e não zumbis em audiência), garantindo agilidade e economia nos processos.

A contratação de correspondentes jurídicos é importante no trabalho de contencioso de massa. É ainda mais digno de nota que, são cruciais quando há diversas audiências em comarcas diferentes e ao mesmo tempo ou quando é necessário apresentar uma defesa oral ou uma sustentação no tribunal. Uma equipe bem estruturada, com advogados correspondentes em diferentes localidades, permite que o escritório responsável possa atender a todos os compromissos de forma organizada e segura. Além disso, vale ressaltar que isso exige uma administração efetiva e responsável. Acompanhe abaixo os pontos principais para garantir excelência no serviço de contencioso de massa.


V- Gerencie os prazos, documentos e processos

Para que toda equipe cresça, e consequentemente, obtenha sucesso, é imprescindível que no processo de contencioso de massa, esteja presente o fator organização. Assim, a gestão de documentos, prazos e processos são pontos que devem estar todos os demais em sua empresa.

O que é preciso para trabalhar com contencioso de massa?

Além disso, é importantíssimo que o controle dos prazos. Essa é uma das tarefas mais importantes no contencioso de massa. A alimentação dos dados no controle de prazos deve ser feita de forma constante para que tudo esteja atualizado. Logo, as pessoas que trabalham do contencioso de massa precisam estar capacitadas para trabalhar com demandas desta complexidade, pois, o sistema será eficiente e alertará sobre todas as necessidades processuais.


VI- Tenha controle das pautas das audiências

Tenha controle das pautas das audiências

Da mesma maneira como no controle de prazos, a organização da pauta de audiências também é uma tarefa complexa. É preciso controle e organização sobre elas para não colocar tudo a perder. E o correspondente jurídico é peça fundamental nesses casos.

Em muitos casos, nosso sistema já identificou se há alguma audiência não foi incluída na pauta e assim podemos avisar ao escritório contratante.

Por isso, uma ótima opção é a contratação de advogados correspondentes para audiências. De preferência um único escritório que poderá gerir a maioria das audiências com segurança. Assim, o escritório correspondente poderá atender a audiências em comarcas diversas. Nosso escritório atua como Correspondente Jurídico em todas as comarcas do Estado do Rio de Janeiro.


VII – Ainda tem dúvidas sobre o correspondente jurídico para o serviço contencioso de massa?

correspondente jurídico

Advogado correspondente para contencioso de massa? Consulte-nos. Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








captcha


Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:

Telefones Fixos:

Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761

– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)

Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

https://marcellobenevides.com/correspondente-juridico-rio-de-janeiro-rj/

Cinco dicas para Correspondentes Iniciantes.

Manual do Advogado Correspondente ((( Audiências ))) Juizados e Varas Cíveis

Manual do Advogado Correspondente ((( Diligências ))) Juizados e Varas Cíveis

Correspondente Jurídico Processo Eletrônico

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro da Associação de Lawtechs e LegalTechs (AB2L) Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?