Advogado de Direito Imobiliário em Rio de Janeiro (RJ) | Marcello Benevides
Advogado de Direito Imobiliário em Rio de Janeiro (RJ) | Marcello Benevides

Artigo


Advogado de Direito Imobiliário em Rio de Janeiro (RJ)

advogado-direito-imobiliario-rj

Advogado de direito imobiliário em Rio de Janeiro (RJ), se você estava procurando pelo melhor escritório de advocacia imobiliária, está no lugar certo. Nosso escritório de advocacia imobiliária na cidade do Rio de Janeiro, conta com advogados especialistas em direito imobiliário, com intensa atuação na área. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Por e-mail: contato@marcellobenevides.com, por telefone: Rio de Janeiro: 21-3217-3216 / 21-3253-0554Celular  21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp). Ou  através de um pequeno formulário, para acessá-lo clique aqui.

ADVOGADO DE DIREITO IMOBILIÁRIO EM RIO DE JANEIRO (RJ)

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que nosso atendimento é personalizado estudamos caso a caso detalhadamente antes de apresentarmos qualquer parecer ou solução jurídica. Atualmente, prestamos consultoria e serviço para administradoras de imóveis, corretoras de imóveis, condomínios e também para pessoas físicas. Além disso, nosso escritório de advocacia imobiliária é associado ao Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM).

advogado-de-direito-imobiliario-em-rio-de-janeiro-rj

Assim, também é importante destacar que possuímos vasta atuação nos contratos de compra e venda de imóveis, tanto comerciais, quanto residenciais. Os contratos imobiliários são regidos tanto pelo Código Civil, quanto pelo Código de Defesa do Consumidor e também pela Lei do Inquilinato, contudo alguns detalhes importantes devem ser observados. Nem sempre o Código de Defesa do Consumidor incidirá nos contratos imobiliários.


I – O que é Direito Imobiliário?

Segundo a melhor doutrina, direito imobiliário é o ramo do direito privado que trata e regulamenta vários aspectos da vida privada, tais quais o condomínio, o aluguel, a compra e venda de imóveis, a usucapião, leilão de imóveis, incorporação imobiliária, os distratos imobiliários e por fim os financiamentos da casa própria.

advogado-de-direito-imobiliario-em-rio-de-janeiro-rj

Todavia, nosso olhar vai além. Entendemos que o direito imobiliário, faz parte de um dos direitos fundamentais da nossa sociedade. Por aqui, já escrevemos muitos artigos jurídicos sobre esse tema, motivo pelo qual, lhe convido em primeira mão para conhecer um pouco mais, clicando aqui.


II –  ÁREAS DE ATUAÇÃO do advogado de direito imobiliário em Rio de Janeiro (RJ) 

Abaixo iremos listar uma série de ações judiciais e medidas administrativas em que possuímos experiência como advogado de direito imobiliário em Rio de Janeiro RJ. Diante do grande número de ações que envolvem o direito imobiliário, iremos dividir o conteúdo em duas partes.

advogado-de-direito-imobiliario-em-rio-de-janeiro-rj

II. a – SERVIÇOS PRESTADOS pelo advogado de direito imobiliário em Rio de Janeiro (RJ)

(Parte 1)

1 – Aquisição de Imóveis e Incorporação Imobiliária; (Leia: Cuidados ao Compra um Imóvel – Guia Completo)

2 – Taxas SATI e Corretagem;

3 – Compromisso de compra e venda de imóvel;

4 – Desistência de compra de imóvel; (Leia: Desistência da compra de imóvel por atraso da construtora.)

5 – Distrato Imobiliário (Leia também: Como requerer o distrato imobiliário)

Da mesma forma, quando se trata de distrato imobiliário, nosso escritório possui vasta atuação tanto na parte extrajudicial (amigável) quanto na judicial. Logo abaixo, disponibilizamos uma série de entrevistas e de vídeos explicativos onde o advogado de direito imobiliário esclarece diversas dúvidas sobre o distrato imobiliário.

5.1 – Distrato Imobiliário em 2021 – (Leia: Lei do Distrato vale para contratos anteriores a sua vigência?)

Igualmente, convido você a baixar nosso e-book sobre distrato imobiliário, gratuitamente. Nele, definitivamente, esclarecemos as principais dúvidas relacionadas a desistência da compra do imóvel. Como por exemplo:

  1. Qual percentual irei receber se desistir?
  2. Como requerer o distrato?
  3. Como agir nesses casos.

Por fim, para ter acesso e baixá-lo, basta clicar na imagem abaixo.

advogado-direito-imobiliario-rj

6 – Corretagem;

7 – Descumprimento contratual;

8 – Indenizações (Dano Moral, Material E Outras)

9 – Responsabilidade do construtor;

10 – Despesas do imóvel/responsabilidades;

11 – Assessoria em investimentos imobiliários (Leilão de Imóveis);

12 – Reintegração de posse (Leia: Como funciona a reintegração de posse)

13 – Contratos imobiliários de compra e venda, comodato e outros;


II. b – Serviços prestados pelo advogado de direito imobiliário em Rio de Janeiro RJ (Parte 2)

14 – Condomínios;

15 – Desapropriação;

16 –  Contratos de Locação (Acesse nosso Guia Prático de Contratos de Locação) e despejo

17 – Usucapião Judicial e Extrajudicial (Leia também: Usucapião Extrajudicial – O Guia Completo)

Por ser um dos temas mais polêmicos do direito imobiliário, fizemos um e-book detalhando diversas questões sobre a usucapião extrajudicial, a qual, inclusive, é possível ser realizada de forma extrajudicial, ou seja no cartório. Por último, informo que esse e-book pode ser baixado gratuitamente.

advogado-direito-imobiliario-rj

Enfim, logo abaixo, disponibilizamos um dos nossos vídeos mais acessados sobre o tema, porém, aconselho que você assista o vídeo o qual falamos sobre a Usucapião Judicial, clicando aqui.

Igualmente, convido a assistir nossa LIVE com o Mestre Francisco Nobre, Autor do Livro Manual da Usucapião Extrajudicial. Francisco Nobre é especialista no direito imobiliário, notarial e registral. Atualmente exerce o cargo de Registrador imobiliário no Paraná. Além disso, é conselheiro do IBRADIM – Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário. Além disso, atuou por muitos anos na área imobiliária. Portanto, é alguém que possui vasta experiência, como advogado e também como servidor.

18 – Terrenos e Loteamentos;

19 – Regularização de imóveis;

20 -Desmembramento de imóveis;

21 – Consultoria para análise de riscos de compra e venda – Due Diligence Imobiliária (Leia: Cuidados ao Comprar um Imóvel – GUIA COMPLETO);

Em primeiro lugar, cabe destaque esse tema específico na advocacia imobiliária. Igualmente importante a due diligence imobiliária, é um procedimento extrajudicial para acompanhamento na compra de imóveis. Por exemplo, existem questões que fogem a atuação do corretor de imóveis, como por exemplo, análise de processos judiciais e pareceres quanto aos riscos jurídicos na compra de um imóvel.

Sendo assim, a assessoria é desde da análise inicial de certidões do imóvel, como também, na revisão do compromisso ou promessa de compra e venda. Além disso, a assessoria se dá desde o acompanhamento na leitura da escritura de compra e venda do imóvel, bem como do registro da escritura no RGI.

Logo abaixo, indico que você assista nosso vídeo sobre como o advogado imobiliário pode auxiliar nesse sentido.

22 – Assessoria na aquisição de imóveis na planta, novos e usados;

23 – Revisão de escrituras imobiliárias;

24 – Direitos e deveres do locador e locatário (Direitos e deveres imobiliários);

 25 – Locação de imóveis: aluguel empresarial, aluguel residencial e aluguel para temporada (Leia: Contratos de Locação – Sete Dicas para Locadores);

Antes de tudo, cabe dizer que a locação de imóveis também é uma área que demanda muita atenção, ante aos graves problemas gerados na relação locatário x locador. Atualmente, nossa atuação se dá em maior grau para locadores e imobiliárias, porém, ambas as partes dessa relação, devem estar muito bem amparadas.

Veja nossa entrevista concedida a TV CÂMARA abaixo.

26 – Revisão de contrato de locação de imóveis;

27 – Ação de Despejo (Leia: Despejo de Imóvel Residencial e Despejo de Imóvel Comercial ( não residencial );

Veja o vídeo sobre despejo de imóvel comercial com nosso advogado especialista em direito imobiliário abaixo.

28 – Direitos e deveres de síndicos e condôminos (Problemas em condomínios, assembleias) (Leia: Direitos e Deveres dos Condomínios)

29 – Atraso na entrega do imóvel (Leia: Atraso na entrega do imóvel – Entenda seus Direitos)

30 – Assessoria para compra-arrematação e imissão na posse de imóveis de leilão. (Leia: Imóvel de Leilão Ocupado, quando e como agir?)

Da mesma forma, trata-se de área de grande relevância no direito imobiliário. Isso porque, tanto a arrematação, quanto a análise do edital, são de suma importância. Além disso, Veja os vídeos abaixo onde falamos sobre os riscos e cuidados ao compra um imóvel através de leilão e como desocupar um imóvel de leilão sem correr riscos.

Por fim, não menos importante, convido você a assistir nosso vídeo onde explicamos como funciona o leilão extrajudicial de imóveis, para assistir, clique aqui.


III – Conclusão

Por último, espero ter ajudado você, seja como o conteúdo desse artigo ou com um dos nossos materiais. A advocacia imobiliária, está cada vez mais segmentada, e é de suma importância que você tenha uma firma de advogados de alto nível para cuidar de suas demandas.

Portanto, nossa recomendação, é sempre que você consulte advogado de sua confiança para lhe auxiliar em transações imobiliárias. Gostou do artigo? Compartilhe agora com os seus amigos.

Veja também, o que estão falando sobre nossa atuação jurídica. Entenda a razão de sermos um escritório com avaliação  5 ⭐⭐⭐⭐⭐ estrelas nas redes sociais.

Dessa forma, se você ainda está em dúvida? Consulte-nos. Clique na imagem abaixo para agendar uma consulta personalizada com nosso especialista em Direito Imobiliário.

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso que na sequência faremos um contato para entender melhor e apresentar uma proposta. Em primeiro lugar, vamos analisar, para em seguida apresentar saídas ou soluções iniciais. Além disso, nosso escritório possui larga experiência em ações de direito imobiliário com advogados especializados na área.








captcha


Leia também:

Distrato imobiliário e o direito ao arrependimento

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro da Associação de Lawtechs e LegalTechs (AB2L) Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?