ADVOGADO DIREITO DE FAMÍLIA EM JACAREPAGUÁ

Assista o vídeo acima, onde os advogados de direito de família em Jacarepaguá esclarecem diversas dúvidas sobre esse momento tão delicado. O que deve ser observado, como agir?
Assim, antes de falarmos sobre o trabalho do advogado direito de família em Jacarepaguá, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos básicos sobre o que é o direito de família. E também sobre qual é o papel do advogado de direito de família.
Veja nossa entrevista concedida a TV IMPERIAL de Petrópolis no Rio de Janeiro – RJ:
I – O que é direito de família?
Direito de família é o ramo do direito que contém normas jurídicas relacionadas com a estrutura, tanto com a organização, quanto com a proteção da família. Ramo que trata das relações familiares e das obrigações e direitos decorrentes dessas relações, ou seja, é o ramo do Direito que regula e estabelece as normas de convivência familiar.
Desse modo, dentro do direito de família, encontramos o Casamento, que é a união voluntária entre duas pessoas, formalizada nos termos da Lei, com o objetivo de manter uma plena comunhão de vida.
A matéria está regulada no Código Civil Brasileiro de 10 de Janeiro de 2002. Precisamente nos artigos 1.511 a 1.783. (Livro IV – Do direito da família) E de 1.784 a 2.046 (Livro V – Do direito das sucessões).
Ela disciplina, ainda, a necessidade de contrato entre conviventes (concubinos), regimes de bens e sua mutabilidade, entre outras matérias.
Também parte deste ramo do direito, ainda que não positivada (publicada em norma escrita) é aquela referente aos esponsais. Que se refere a fase anterior ao casamento conhecida principalmente por noivado e que pode gerar efeitos jurídicos. (Wikipedia)
Leia também:
https://marcellobenevides.com/divorcio-judicial-guia/
II – Quais são ações judiciais patrocinadas por advogado de direito de família em Jacarepaguá?
- – Pactos ante-nupciais, Contrato de sociedades de fato e uniões estáveis;
- – Separações consensuais ou litigiosas;
- – Guarda Compartilhada (Leia o artigo: Guarda Compartilhada, como funciona);
- – Divórcios e anulação de casamentos;
- – Divórcio Judicial;
- – Divórcio Extrajudicial; (Leia o artigo: Divórcio Judicial ou Extrajudicial?)
- – Divórcio – violência doméstica; (Leia o artigo: Divórcio em caso de violência doméstica)
- – Partilha de Bens no divórcio; (Leia o artigo: Partilha de bens o que seu advogado não te contou)
- – Pedido de Alimentos a avós (Alimentos Avoengos);
- – Alienação Parental; (Leia o artigo: Alienação Parental, como funciona na prática)
- – Separações judiciais e divórcios;
- – Atendimento a consultas e atuação em juízo visando assessorar o cliente, de forma especializada, no processo de separação, realizando sua separação judicial (consensual ou litigiosa) ou divórcio, e resolvendo todas as questões ligadas à separação, tais como: divisão dos bens, pensão alimentícia, guarda dos filhos, regulamentação das visitas aos filhos, etc;
- – Adoções;
- – Testamentos; (Leia o artigo: Como funciona o testamento)
- – Pedidos de pensão alimentícia justa e que expresse de forma equilibrada a relação entre a sua necessidade e a possibilidade de quem paga a pensão;
- – Revisão de pensão alimentícia. Quando houver modificação das condições financeiras das partes, em relação àquelas existentes quando da fixação inicial da pensão;
- – Exoneração de Pensão Alimentícia / Alimentos (Filhos);
- – Exoneração de Pensão Alimentícia / Alimentos (Cônjuge);
- – Disputas e regulamentação na guarda e visitação de menores;
- – Ações de investigação de paternidade. Com o objetivo de reconhecer a paternidade pretendida pelo cliente. (inclusive em situações em que o suposto pai já é falecido);
- – Procedimentos judiciais e extrajudiciais;
II.a – Outras ações no âmbito do direito de família
- – Atuação em cartórios extrajudiciais para a realização de inventário extrajudicial (GUIA PRÁTICO);
- – Partilhas de bens da herança, separações e divórcios, obedecendo a nova Lei nº 11.441/2007;
- – Consultoria em questões relativas ao casamento e a seus efeitos; tais como regime de bens, aspectos patrimoniais, direitos e deveres dos cônjuges, e demais consequências jurídicas;
- – Propositura, impugnação e acompanhamento de medidas de urgência no âmbito do Direito de Família; tais como afastamento temporário de um dos cônjuges da residência do casal, separação de corpos, regulamentação do direito de visitas e da guarda de menores, arrolamento e sequestro de bens, alimentos provisionais e provisórios, posse em nome de nascituro, busca e apreensão de menores, e demais;
- – Consultoria para elaboração, registro, cumprimento e anulação de testamentos;
- – Assessoria em situações de união estável visando a obtenção dos direitos assegurados por lei àqueles que, embora não ligados por vínculo matrimonial, vivem como se fossem casados;
- – Homologação de sentença estrangeira, perante o Supremo Tribunal Federal; visando atribuir eficácia, no Brasil, a sentença proferida em outro país, em ações que cuidem de matérias de Direito de Família;
- – Inventários Judiciais e Extrajudiciais.
III – Qual é o papel do advogado de direito de família em Jacarepaguá ?
Em primeiro lugar, o advogado de direito de família em Jacarepaguá é o de atuar tanto de forma amigável, buscando um acordo, quanto nos litígios que são apresentados. Assim como, judicialmente deverá atuar visando sempre a reparação dos danos de seus clientes e a resolução dos conflitos. A atuação do advogado de direito de família em Jacarepaguá pode parecer, muitas vezes, aos olhos de experts em áreas mais concorridas e lucrativas, algo pouco complexo e de valor irrisório.
Essa é uma visão antiquada e sem nenhum acerto, pois as questões concernentes ao direito de família vão muito além do patrimônio material. E sua complexidade é incalculável, tendo em vista que estamos lidando com as mais delicadas e poderosas emoções humanas.
Leia também:
III.a – Consulta com o advogado de direito de família em Jacarepaguá
Assim, na maioria das vezes, a consulta inicial como o advogado de direito de família em Jacarepaguá é percebida como o momento em que são trazidas à tona questões mal resolvidas que permearam as relações e, consequentemente, as levaram ao término. Muitos clientes, chegam fragilizados em nosso escritório e após uma consulta com o advogado de direito de família em Jacarepaguá percebem que até o pior dos problemas possui uma solução. Ainda que a solução não seja a desejada.

III.b – A importância da mediação com o advogado de direito de família em Jacarepaguá.
Outro ponto a ser levantado, que temos aprendido, e posso afirmar como advogado de direito de família em Jacarepaguá, é a relativização de alguns valores até então inerentes à vida das pessoas.
Valores estes, como a compaixão, a solidariedade, a honestidade, a dedicação ao outro, o amor próprio, e o surgimento de atitudes que não fariam parte da vida daquela pessoa se ela não estivesse dentro do turbilhão causado pelo fim da relação afetiva/amorosa e o litígio que daí surgiu.
Notável, que em comparação ao comportamento durante o relacionamento, algumas pessoas, certamente, se transformam completamente. E o papel do advogado de direito de família em Jacarepaguá é lidar com tais ânimos e conduzir essas relações para um término justo.
III.c – Intervenção do Advogado de Direito de Família com o fito de cessar ataques
Outro ponto importante, é que temos notado uma necessidade de vingança devido ao fim dos relacionamentos. Ocorre que, tal desatino, consequentemente, atinge a todos os envolvidos, mas que afeta em especial os filhos.
Assim, a dificuldade em aceitar não fazer mais parte da vida daquele que foi objeto de investimento de amor, atenção, fidelidade e tantas outras dedicações diárias torna o “abandonado”. Sendo que, muitas vezes, gera um sentimento de vingança, procurando causar algum mal aquele que ousou dar outro rumo à própria vida.
Dessa forma, infelizmente, essa ira e essa gana por vingar-se pelo “abandono” acabam prejudicando a relação entre os filhos e o pai ou mãe que tomou a iniciativa de deixar, fisicamente, o ambiente familiar. Assim, procura-se transmitir a eles o desamor que ocorreu entre o casal, surgindo as nefastas situações de alienação parental e o consequente afastamento físico e emocional entre aqueles que nunca deveriam ser apartados.
É exatamente nessa nuance de sentimentos e emoções, que o advogado de direito de família em Jacarepaguá deve agir. Tudo visando sempre a interrupção de tais condutas vingativas, seja através de um acordo ou de uma decisão judicial.
III.d – O advogado de direito de família deve acima de tudo, assumir um papel de conciliador.
Além da vingança emocional, com a utilização de crianças e adolescentes já fragilizados com a mudança da dinâmica familiar, surge também a vingança econômica. Assim, o advogado de direito de família em Jacarepaguá tem papel fundamental no núcleo familiar.
Todavia, sendo inviável um acordo, deve o advogado em primeiro lugar preocupar-se em defender os interesses daquele que o contratou.
Da mesma forma, a despeito de alimentos estabelecidos ou propostos judicialmente, da obrigatória solidariedade no sustento dos filhos por ambos os genitores, o pai ou a mãe que busca atingir o ex parceiro de todos os modos. Por fim, transforma os alimentos em um modo de vida e de constantes ações revisionais.
Assim, aquele que deveria prestá-los atrasa os depósitos, faz descontos indevidos, exige, ilegalmente, prestação de contas ao guardião. Enfim, também deixa de lado os valores que pratica na vida diária. Tornando-se, em alguns casos, mesquinho e submetendo o outro ao poder que acredita possuir. Dessa maneira, o advogado de direito de família em Jacarepaguá, deve também, assumir a postura de um conciliador.
Valores que, provavelmente, permearam a relação enquanto durou, principalmente, em seu início e foram motivo de encantamento entre o casal devem ser minimamente mantidos. Porque assim, os que deles dependem possam crescer em um ambiente saudável, pautado pelo respeito e pela ética.
Assim sendo, o papel do advogado de direito de família em Jacarepaguá e em qualquer lugar do mundo, acima de tudo, é o de buscar soluções de forma a mediar os conflitos. Por fim, lembro que, a mediação na maior parte dos casos é a melhor forma de resolução das demandas. Assim, caso a conciliação não seja frutífera aí sim deverão ser tomadas medidas judiciais.
IV – Procura por advogado de direito de família em Jacarepaguá?
Agende sua consulta.
Em conclusão, posso dizer que nosso escritório tem uma visão moderna e atualizada sobre os direitos de família, buscando sempre as melhores soluções para nossos clientes. Procura por um advogado de direito de família em Jacarepaguá? Consulte-nos. Estamos na Freguesia de Jacarepaguá.
Veja também, o que estão falando sobre nossa atuação jurídica. Entenda a razão de sermos um escritório com avaliação 5 ⭐⭐⭐⭐⭐ estrelas nas redes sociais.
Clique na imagem abaixo para agendar uma consulta personalizada com nosso especialista em Direito de família.
Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso que apresentaremos uma proposta de honorários. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível. Além disso, nosso escritório possui larga experiência em ações de direito de família com advogados especializados na área.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?